O Salesforce é um dos principais CRM/ERP baseados em nuvem, que foi lançado em 1999. Antes do Salesforce, havia várias outras tecnologias de gerenciamento de relacionamento com o cliente e gerenciamento de transações internas, como o Siebel Systems, que foi um líder de mercado no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Outras tecnologias que precederam o Salesforce incluem o ACT! (um dos primeiros softwares de gerenciamento de contatos), o GoldMine (que foi popular nos anos 90) e o SAP.
ACT
Lançado em 1987, o ACT! foi um dos primeiros softwares de gerenciamento de contatos e foi criado com o objetivo de ajudar indivíduos e empresas a organizar e gerenciar informações de contato, tarefas e compromissos. O ACT! tinha recursos como calendário, lista de tarefas e histórico de interações com contatos.
GoldMine
Lançado em 1989, o GoldMine era um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente que permitia às empresas gerenciar interações com clientes, incluindo vendas e atendimento ao cliente. O GoldMine tinha recursos como gerenciamento de contatos, gerenciamento de oportunidades de vendas, automação de marketing e relatórios.
Siebel Systems
Lançado em 1993, o Siebel Systems foi um líder de mercado no final dos anos 90 e início dos anos 2000. O Siebel foi criado com o objetivo de fornecer uma solução completa de gerenciamento de relacionamento com o cliente para grandes empresas. O Siebel tinha recursos como gerenciamento de contas, gerenciamento de vendas, gerenciamento de marketing e gerenciamento de atendimento ao cliente.
SAP
O sistema SAP teve início na década de 1970 na Alemanha, como um projeto de software para gerenciamento de finanças e contabilidade para uma empresa de produtos químicos. Os fundadores da SAP, cinco engenheiros da IBM, desenvolveram um sistema inovador baseado em módulos integrados que permitiam o controle e a análise de dados em tempo real. Ao longo dos anos, a SAP expandiu sua oferta de soluções de software para diversos setores, incluindo recursos humanos, compras, produção, vendas e distribuição, entre outros. A empresa se tornou líder mundial em sistemas de gestão empresarial (ERP) e oferece soluções para empresas de todos os portes em todo o mundo. O sistema SAP é usado por milhares de empresas em todo o mundo para gerenciar seus processos de negócios.
Cada uma dessas tecnologias foi projetada com o objetivo de ajudar as empresas a gerenciar melhor seus relacionamentos com os clientes. Embora tenham sido bem-sucedidos em seus objetivos, o Salesforce se destacou por sua abordagem baseada em nuvem, facilidade de uso, personalização, integração e inovação constante.
Otimo conhecimento
ResponderExcluir